“Los anillos de la serpiente” (Edison Cájas, 2020) . Representação audiovisual dos perpetradores e dos sujeitos envolvidos em um curta-metragem de ficção histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35588/rhsm.v27i1.5864

Palavras-chave:

Memória, Perpetradores, Sujeito implicado, Ficção cinematográfica, Chile

Resumo

Este artigo analisa o curta-metragem chileno Los anillos de la serpiente (2020), um filme de ficção histoÌrica que retrata um perpetrador civil nos primeiros anos poÌs-di- tadura no Chile. A partir da chamada “virada para o perpetrador” no campo dos estu- dos de memoÌria histoÌrica, os princiÌpios de anaÌlise de Lior Zylberman são usados para estudar a representação de perpetradores no filme e a teoria do “sujeito implicado” de Michael Rothberg para abordar a complexidade da cumplicidade civil. Com base nessa formulação teoÌrico-metodoloÌgica, os conteuÌdos centrais desse curta-metragem são ana- lisados, enfatizando tanto os modos de figuração verbal e discursiva dos perpetradores quanto a problematização cinematograÌfica de questões histoÌricas importantes, como impunidade e pactos de sileÌ‚ncio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Omar Luis Sagredo Mazuela, Universidad Católica Silva Henríquez

    Omar Sagredo Mazuela é doutorando em Estudos Interdisciplinares sobre Pensamento, Cultura e Sociedade na Universidade de Valparaíso. Ele é pesquisador e acadêmico do Instituto de Filosofia Juvenal Dho da Universidade Católica Silva Henríquez. Sua experiência de ensino e interesses de pesquisa incluem direitos humanos, arquivos de violência política, locais de consciência e perpetradores de crimes contra a humanidade. Todo o seu trabalho está disponível em seu perfil no site academia.edu (https://ucsh.academia.edu/OmarSagredoMazuela).

Referências

Agüero, Felipe y Eric Hershberg. “Las Fuerzas Armadas y las memorias de la represión en el Cono Sur”. Memorias militares sobre la represión en el Cono Sur: visiones en disputa en dictadura y democracia, compiladores Felipe Agüero y Eric Hershberg, Siglo XXI Editores, 2005, pp. 1-34.

Albornoz, Ignacio. “‘Entre el espanto y la ternura’: voces de colaboración y resistencia en el Chile de la transición”. Ética y Cine Journal, vol. 9, no. 1, 2019, pp. 27-35. DOI: https://doi.org/10.31056/2250.5415.v9.n1.23891.

Aravena, Pablo. “La producción de verdad histórica en un film de ficción. (Machuca de Andrés Wood)”. Cine condicionado por el mundo contemporáneo, compilado por Esteban Mizrahi, Editorial La Cruija, 2011, pp. 113-140.

Aravena, Pablo. “La obturación del futuro en el cine chileno de inicios de los años 1990”. La mirada obediente. Historia nacional en el cine chileno, editores Claudio Salinas y Hans Stange, Editorial Universitaria, 2017, pp. 99-109.

Azcárraga, Bárbara. “Reflexiones en torno al cine documental como objeto de estudio para la historiografía. Un acercamiento a propósito de la figura de Augusto Pinochet en la sociedad postdictadura chilena”. Aproximaciones teóricas y conceptuales en estudios sobre cultura política, memoria y derechos humanos, editores Ximena Faúndez, Fuad Hatibovic y Jaime Villanueva, Ediciones del Centro de Estudios Interdisciplinarios sobre Cultura Política, Memoria y Derechos Humanos de la Universidad de Valparaíso, 2020, pp.169-190.

Bohoslavsky, Juan, Karinna Fernández y Sebastián Smart. Complicidad económica con la dictadura chilena: un país desigual a la fuerza. LOM Editores, 2019.

Busch, Christophe. “Some Remarks on the Complexity of Collective Violence: Understanding the Whole”. Journal of Perpetrator Research, vol. 2, no. 1, 2018, pp. 26-32. DOI: http://doi.org/10.21039/jpr.2.1.21.

Cabalin, Cristian y Antezana, Lorena. “Melodrama y pedagogía pública: La construcción de memoria desde la ficción televisiva”. Comunicación y Sociedad, Año 17, pp. 1-19. DOI: https://doi.org/10.32870/cys.v2020.7362.

Cájas, Edison y Daniela Contreras. “‘Proyecto Villa’. Teatro, testimonio y memoria”. Archivo Oral de Villa Grimaldi. Patrimonio ciudadano de testimonios y memoria, editores Omar Sagredo e Isidora Salaberry, Ediciones de la Corporación Parque por la Paz Villa Grimaldi, 2020, pp. 271-292.

Canet, Fernando. “Introductory Reflections on Perpetrators of Crimes Against Humanity and their Representation in Documentary Film”. Continuum, vol. 34, no. 2, 2020, pp. 159-179. DOI: https://doi.org/10.1080/10304312.2020.1737429.

Cápona, Daniela & Alicia del Campo. Figuraciones del mal. Agresores y violencia política en el teatro chileno contemporánea. FONDART, 2019. Cárcel, Irene y Juanjo Monsell. “Los restos documentales del perpetrador:

imágenes y textos”. Thémata. Revista de Filosofía, no. 65, enero-junio 2022, pp. 10-35. DOI: https://doi.org/10.12795/themata.2022.i65.01.

Chamorro, Andrea y Juan Donoso. Cine chileno y Derechos Humanos. Apuntes audiovisuales para hacer memoria. LOM, 2009.

Comisión Nacional de Prisión Política y Tortura. Informe de la Comisión Nacional de Prisión Política y Tortura. Ministerio del Interior, Gobierno de Chile, 2005.

Critchell, Kara, Susanne Knittel, Emiliano Perra y Ugur Üngör. “Editors’ Introduction”. Journal of Perpetrator Research, vol. 1, n° 1, 2017, pp. 1-27. DOI: http://doi.org/10.21039/jpr.v1i1.51.

Crownshaw, Richard. “Perpetrator Fictions and Transcultural Memory”. Parallax, vol. 17, no. 4, 2011, pp. 75-89. DOI: https://doi.org/10.1080/13534645.2011.605582.

Dalla Porta, Constanza & Omar Sagredo. “El estudio de los perpetradores de la dictadura en Chile. Una aproximación a las principales dimensiones de abordaje del problema chileno”. Sudamérica. Revista de Ciencias Sociales, vol. 16, 2022, pp. 76-108.

Dellarciprete, Rubén. “La verdad de la ficción y la verdad del discurso historiográfico”. Literatura: teoría, historia, crítica, vol. 15, no. 1, 2013, pp. 141-159. https://revistas.unal.edu.co/index.php/lthc/article/view/39808.

De los Ríos, Valeria y Catalina Donoso. “Apuntes sobre el documental chileno contemporáneo”. Revista Nuestra América, vol. 10, 2017, pp. 207-220.

De Vivanco, Lucero y María Johansson. “Tendencias del presente en el paradigma de los derechos humanos en América Latina”. Pasados con- temporáneos. Acercamientos interdisciplinarios a los derechos humanos y las memorias en Perú y América Latina, editoras Lucero De Vivanco y María Johansson, Iberoamericana, 2019, pp.15-38.

Del Valle, Javiera. “La representación en la ficción televisiva del antagonista político en la dictadura chilena”. Comunicación y Medios, vol. 27, no. 38, 2018, pp.66-80. DOI: http://dx.doi.org/10.5354/0719-1529.2018.49033.

Dunnage, Jonathan. “Perpetrator memory and memories about perpetrators”. Memory Studies, vol. 3, no. 2, 2010, pp. 91-94. DOI: https://doi.org/10.1177/1750698009355672.

Publicado

2023-06-13

Como Citar

“Los anillos de la serpiente” (Edison Cájas, 2020) . Representação audiovisual dos perpetradores e dos sujeitos envolvidos em um curta-metragem de ficção histórica. (2023). Revista De Historia Social Y De Las Mentalidades, 27(1), 160-208. https://doi.org/10.35588/rhsm.v27i1.5864