NOTAS ETNOGRÁFICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARQUIVOS SOB O OLHAR DO PATRIMÔNIO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.35588/rhsm.v24i1.4366Palavras-chave:
Arquivo, patrimônio cultural, valorização, comunidadeResumo
Este artigo estuda, sob uma perspectiva descritiva, a organização e a finalidade de três arquivos diferentes, cujo objetivo é preservar a memória de tarefas do mundo político-social e artístico do país. A partir desses três estudos de caso, enquadrados como uma única unidade de análise, é desenvolvida uma estratégia etnográfica que, por um lado, permite a visualização dos principais problemas enfrentados pelos centros de documentação nos dois processos de resgate, registro, documentação e conservação de seus fundos e coleções e, por outro lado, permite observar que o conceito de valor dos documentos é separado do campo técnico que caracteriza o trabalho arquivístico, definindo-o, por enquanto, no potencial vínculo de seus memórias com comunidades, audiências ou usuários. Em resumo, propõe-se uma reflexão que exija que o arquivo se posicione não apenas como repositório de documentos que surgiram anteriormente para falar precisamente desse passado, mas para entendê-lo como um centro complexo de uma memória do passado que faz sentido no presente
Downloads
Referências
Andrade, Pablo. Notas de Campo. 2019.
Andrade, Pablo y Leonardo Mellado. Museología Mestiza. Dinamicidad Teórico Metodológica para enfrentar museos plurinacionales y poscoloniales. ICOFOM Study Series (journal) 2020 (en prensa).
Andrade, Pablo, Lorena Arenas y Hugo Valenzuela. Informe Final Fundación Salvador Allende. Santiago 2019.
Arditi, Benjamín. Las Insurgencias no tienen un plan. Ellas son el plan: performativos políticos y mediadores evanescentes. Revista Sul-Americana de Ciência Política, v.1, nº 2, 1-18. Brasil: Universidade Federal de Pelotas, 2013. https://doi.org/10.22201/cieg.2594066xe.2012.46.933
Austin, John. Cómo hacer cosas con palabras. Barcelona: Paidós,1998.
Balme, Christopher. Introducción a los estudios teatrales. Santiago: Frontera Sur, 2013.
Conforti, Michael. Museums Past and Museums Present. Vol. 14. No. 4 Great Britain,1995.
Díez Ficher, Agustín. El museo desde el artista: estrategias institucionales en Lima y Buenos Aires. Intervención. Revista de Conservación, Restauración y Museología. Año 3. Núm. 5. Enero-junio. México, 2012. https://doi.org/10.30763/intervencion.2012.5.58
Dubatti, Jorge. Introducción a los estudios teatrales. Ciudad de México: Libros de Godot, 2011.
Foucault, Michel. La arqueología del saber. Buenos Aires: Siglo XXI, 2002.
Geertz, Clifford. La interpretación de las culturas. Barcelona: Gedisa, 2000.
Hernández, Luis and Manuel Moro. Procedimientos de valoración documental. España, 2002.
Hurtado, María de la Luz, Angélica Martínez, Rodrigo Canales, et al. Santiago: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio, 2019.
International Council on Archives (ICA). Evaluación de Documentos en Iberoamérica. 2013.
Martín-Barbero, Jesús. Oficio de Cartógrafo. Travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Santiago: FCE, 2002.
Martínez, María Angélica. Notas de Campo, 2019.
Movimiento de Izquierda Revolucionaria. Declaración de Principios 15 de agosto de 1965. 15 agosto 1965. https://doi.org/10.2307/j.ctt22nmcsh.4
Rancière, Jacques. El reparto de lo sensible. Santiago: LOM, 2009
Rebolledo, Rolando. Complejidad y azar. El búho. Revista Electrónica de la Asociación Andaluza de Filosofía. España, 2012.
Rivas, José. Diálogos. Revista Electrónica de Historia, 2000.
Sierra, Luis. Valoración, evaluación, selección y eliminación de similitudes y diferencias. Diccionario especializado en Archivistica, 2009.
Tambutti, Marcia. Entrevista evaluación CEDOC FSA Pablo Andrade. Santiago: Marzo, 2019.
Taylor, Diana. El Archivo y el repertorio. La memoria cultural performática en las Américas. Santiago: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2015.
------------Performance. Buenos Aires: Asunto impreso, 2012
UNESCO. Recomendación relativa a la protección y promoción de los museos y colecciones, su diversidad y su función en la sociedad. París, Francia, 2015.
------------ Memoria del mundo directrices para la salvaguardia del patrimonio documental. París, Francia, 2002.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-27 (2)
- 2020-08-31 (1)
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Historia Social y de las Mentalidades
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.