NOTAS ETNOGRÁFICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARQUIVOS SOB O OLHAR DO PATRIMÔNIO CRÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35588/rhsm.v24i1.4366

Palavras-chave:

Arquivo, patrimônio cultural, valorização, comunidade

Resumo

Este artigo estuda, sob uma perspectiva descritiva, a organização e a finalidade de três arquivos diferentes, cujo objetivo é preservar a memória de tarefas do mundo político-social e artístico do país. A partir desses três estudos de caso, enquadrados como uma única unidade de análise, é desenvolvida uma estratégia etnográfica que, por um lado, permite a visualização dos principais problemas enfrentados pelos centros de documentação nos dois processos de resgate, registro, documentação e conservação de seus fundos e coleções e, por outro lado, permite observar que o conceito de valor dos documentos é separado do campo técnico que caracteriza o trabalho arquivístico, definindo-o, por enquanto, no potencial vínculo de seus memórias com comunidades, audiências ou usuários. Em resumo, propõe-se uma reflexão que exija que o arquivo se posicione não apenas como repositório de documentos que surgiram anteriormente para falar precisamente desse passado, mas para entendê-lo como um centro complexo de uma memória do passado que faz sentido no presente

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Andrade, Pablo. Notas de Campo. 2019.

Andrade, Pablo y Leonardo Mellado. Museología Mestiza. Dinamicidad Teórico Metodológica para enfrentar museos plurinacionales y poscoloniales. ICOFOM Study Series (journal) 2020 (en prensa).

Andrade, Pablo, Lorena Arenas y Hugo Valenzuela. Informe Final Fundación Salvador Allende. Santiago 2019.

Arditi, Benjamín. Las Insurgencias no tienen un plan. Ellas son el plan: performativos políticos y mediadores evanescentes. Revista Sul-Americana de Ciência Política, v.1, nº 2, 1-18. Brasil: Universidade Federal de Pelotas, 2013. https://doi.org/10.22201/cieg.2594066xe.2012.46.933

Austin, John. Cómo hacer cosas con palabras. Barcelona: Paidós,1998.

Balme, Christopher. Introducción a los estudios teatrales. Santiago: Frontera Sur, 2013.

Conforti, Michael. Museums Past and Museums Present. Vol. 14. No. 4 Great Britain,1995.

Díez Ficher, Agustín. El museo desde el artista: estrategias institucionales en Lima y Buenos Aires. Intervención. Revista de Conservación, Restauración y Museología. Año 3. Núm. 5. Enero-junio. México, 2012. https://doi.org/10.30763/intervencion.2012.5.58

Dubatti, Jorge. Introducción a los estudios teatrales. Ciudad de México: Libros de Godot, 2011.

Foucault, Michel. La arqueología del saber. Buenos Aires: Siglo XXI, 2002.

Geertz, Clifford. La interpretación de las culturas. Barcelona: Gedisa, 2000.

Hernández, Luis and Manuel Moro. Procedimientos de valoración documental. España, 2002.

Hurtado, María de la Luz, Angélica Martínez, Rodrigo Canales, et al. Santiago: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio, 2019.

International Council on Archives (ICA). Evaluación de Documentos en Iberoamérica. 2013.

Martín-Barbero, Jesús. Oficio de Cartógrafo. Travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Santiago: FCE, 2002.

Martínez, María Angélica. Notas de Campo, 2019.

Movimiento de Izquierda Revolucionaria. Declaración de Principios 15 de agosto de 1965. 15 agosto 1965. https://doi.org/10.2307/j.ctt22nmcsh.4

Rancière, Jacques. El reparto de lo sensible. Santiago: LOM, 2009

Rebolledo, Rolando. Complejidad y azar. El búho. Revista Electrónica de la Asociación Andaluza de Filosofía. España, 2012.

Rivas, José. Diálogos. Revista Electrónica de Historia, 2000.

Sierra, Luis. Valoración, evaluación, selección y eliminación de similitudes y diferencias. Diccionario especializado en Archivistica, 2009.

Tambutti, Marcia. Entrevista evaluación CEDOC FSA Pablo Andrade. Santiago: Marzo, 2019.

Taylor, Diana. El Archivo y el repertorio. La memoria cultural performática en las Américas. Santiago: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2015.

------------Performance. Buenos Aires: Asunto impreso, 2012

UNESCO. Recomendación relativa a la protección y promoción de los museos y colecciones, su diversidad y su función en la sociedad. París, Francia, 2015.

------------ Memoria del mundo directrices para la salvaguardia del patrimonio documental. París, Francia, 2002.

Publicado

2020-08-31 — Atualizado em 2024-05-27

Versões

Como Citar

NOTAS ETNOGRÁFICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARQUIVOS SOB O OLHAR DO PATRIMÔNIO CRÍTICO. (2024). Revista De Historia Social Y De Las Mentalidades, 24(1), 381-412. https://doi.org/10.35588/rhsm.v24i1.4366 (Original work published 2020)