A FOTOGRAFIA NA EXPLANAÇÃO HISTÓRICA:PRÁTICAS SOCIAIS, ESPAÇOS DISCURSIVOS E ARQUIVO
DOI:
https://doi.org/10.35588/3m2jpq05Palavras-chave:
fotografia, conhecimento histórico, arquivo fotográfico, retratoResumo
Reflexão metodológica sobre a utilização da fotografia na elaboração do conhecimento histórico. Constata-se a necessidade de realizar uma crítica documental para avaliar seu potencial heurístico, da mesma forma que ocorre com outros tipos de fontes ou vestígios na prática historiográfica. A partir de um retrato fotográfico preservado em um arquivo chileno, são analisadas três dimensões (práticas sociais, espaços discursivos e arquivo) que devem ser consideradas para integrar este tipo de documento de maneira proveitosa.
Downloads
Referências
Álbum de Isidora Zegers de Huneeus. Dirección de Bibliotecas, Archivos y Museos, 2013.
Alvarado, Margarita, et al. Mapuche. Fotografías siglo XIX y XX. Construcción y montaje de un imaginario. Pehuén, 2001.
Bourdieu, Pierre. Un arte medio. Ensayo sobre los usos sociales de la fotografía. Ed. Gustavo Gili, 2003.
Burke, Peter. Visto y no visto. El uso de la imagen como documento histórico. Ed. Crítica, 2005.
CENFOTO-UDP. https://cenfoto.udp.cl/
Chicangana-Bayona, Yobenj, et al. “La historia cultural, los estudios visuales y el uso de la imagen como fuente para la Historia”. El oficio del historiador: Reflexiones metodológicas en torno a las fuentes, compiladores Yobenj Chicangana-Bayona, María Cristina Pérez, Ana María Rodríguez, Eds. Uniandes/ Universidad del Rosario/ Universidad Nacional de Colombia, 2019, pp. 173-200.
Ciavatta, Maria. “Educando al trabajador de la gran ‘familia de la fábrica’. Memoria, historia y fotografía”. Imágenes e investigación social, coordinadores Fernando Aguayo y Lourdes Roca, Instituto Mora, 2005, pp. 354-370.
Clúa, Isabel. Cuerpos de escándalo. Celebridad femenina en el fin-de-siècle. Icaria editorial, 2016.
Cornejo, Tomás. “La fotografía como factor de modernidad: territorio, trabajo y trabajadores en el cambio de siglo”, Historia, 45, Vol. I, 2012, pp. 5-48.
Cornejo, Tomás. “Retrato fotográfico de Mariana Prevost”, Archivo Central Andrés Bello, Universidad de Chile, archivobello.uchile.cl/_199W/
De Certeau, Michel. La invención de lo cotidiano. 1 Artes de hacer. Universidad Iberoamericana e Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, 2007.
De la Maza, Josefina. “Itinerarios de una vida: el álbum de Isidora Zegers de Huneeus”. Álbum de Isidora Zegers de Huneeus. Dirección de Bibliotecas, Archivos y Museos, 2013, pp. 7-30.
Dewerpe, Alain. “Miroir d’usines: photographie industrielle et organisation du travail a l’Ansaldo”. Annales E.S.C., n° 5, septembre-octobre 1987, pp. 1079-1114.
Dubois, Philippe. El acto fotográfico. De la representación a la recepción. Paidós, 1986.
Estela-Vilela, Carlos. “La sociedad de vidrio. El fotógrafo migrante Eugène Courret y la construcción de la memoria visual y las identidades en Perú durante la segunda mitad del siglo XIX”. Artelogie [En línea], 16, 2021, Publicado el 27 enero 2021, consultado el 29 enero 2024. URL: http://journals.openedition.org/artelogie/8872
Freund, Gisèle. La fotografía como documento social. Ed. Gustavo Gili, 1983.
González-Stephan, Beatriz. “Cuerpos in/a-propiados: carte-de-visite y las nuevas ciudadanías en la pardocracia venezolana postindependentista”. Memoria y sociedad 17, n°. 34, 2013, pp. 14-32.
Gunthert, André. “La fotografía, laboratorio para una historia de la modernidad”. Fotografía. Crisis de historia, editor Joan Fontcuberta. Actar, 2003, pp. 226-238.
Jay, Martin. “Regímenes escópicos de la modernidad”, Campos de fuerza. Entre la historia intelectual y la crítica cultural. Paidós, 2003, pp. 221-251.
Jelin, Elizabeth. “Tomar, guardar, mostrar y mirar fotografías”. En Triquell, Agustina. Fotografías e historias. La construcción narrativa de la memoria y las identidades en el álbum fotográfico familiar. Centro de Fotografía de Montevideo, 2011, pp. 13-16.
Kossoy, Boris. Fotografía e historia. La Marca Editora, 2001.
Krauss, Rosalind. “Los espacios discursivos de la fotografía”, Lo fotográfico. Por una teoría de los desplazamientos. Ed. Gustavo Gili, 2002, pp. 40-59.
Leiva, Gonzalo. “Detrás del espejo, estética y representación”. Aisthesis n° 35, 2002, pp. 17-21.
Mauad, Ana Maria. “Prática fotográfica e a experiência histórica – um balanço de tendências e posições em debate”. Interin, vol. 10, n° 2, 2010, pp. 1-12.
Mesa, Michel y Ruz, Rodrigo. “ ‘Por el país del salitre’. Reportajes gráficos en torno al ciclo de explotación salitrero en los semanarios ilustrados Sucesos y Zig-Zag (1902-1930)”. Diálogo Andino nº 68, 2022, pp. 208-223.
Museo Histórico Nacional. Retratos de mujer 1880-1920. Rostros, poses, vestimentas y modos del ser femenino. Museo Histórico Nacional, 2010.
Museo Histórico Nacional. Retratos de hombre 1840-1940. Espacios, representaciones y modos de ser masculinos. Museo Histórico Nacional, 2015.
Museo Histórico Nacional. Fotografía Patrimonial. https://www.fotografiapatrimonial.cl/
Mraz, John. Historiar fotografías. Instituto de Investigaciones en Humanidades de la Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca, 2018.
Palma, Marisol. Fotografías de Martin Gusinde en Tierra del Fuego (1919-1924). La imagen material y receptiva. Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2013.
Poole, Deborah. Visión, raza y modernidad. Una economía visual del mundo andino de imágenes. Sur Casa de Estudios del Socialismo, 2000.
Prudant, Elisabet. (2019) “Imágenes de la familia tranviaria. Fotografía, política de archivo y racionalización del mundo del trabajo en la Compañía Chilena de Electricidad, 1920-1930”, Claves. Revista de Historia, Vol. 5, N° 8, pp. 67-94. http://dx.doi.org/10.25032/crh.v5i8.4
Purbrick, Louise. 2017. «Mining Photography: The Oficina Alianza and Port of Iquique 1899». Anales Del Instituto De Investigaciones Estéticas 1 (1):247-74. https://doi.org/10.22201/iie.18703062e.2017.1.2595.
Schwarz, Herman. Estudio Courret. Historia de la fotografía en Lima. Municipalidad Metropolitana de Lima, 2017.
Sekula, Allan. “The Body and the Archive [1986]”, en Richard Bolton (ed.), The Contest of Meaning. Critical Histories of Photography. The MIT Press, 1989, pp. 342-389.
Sekula, Allan. “Reading an Archive. Photography between labour and capital” [1997], Liz Wells (ed.), The Photography Reader. Routledge, 2003, pp. 443-452.
Sontag, Susan. Sobre la fotografía [1977]. DeBolsillo, 2018.
Sorlin, Pierre. El ‘siglo’ de la imagen analógica. Los hijos de Nadar. La Marca Editora, 2004.
Tagg, John. El peso de la representación. Ensayos sobre fotografías e historias. Gustavo Gili, 2005.
Tornero, Carlos (ed.). Chile. Descripción física, política, social, industrial y comercial de la República de Chile ilustrada con numerosos grabados y mapas. Librería C. Tornero, 1903.
Traces of nitrate. https://tracesofnitrate.org/
Undurraga, Verónica. “La elite en entredicho: escándalos familiares, difamación y deshonor en Santiago de Chile en el ocaso del siglo XIX”. Revista de Historia y Geografía Nº 40, 2019, pp. 17 -42.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-06-25 (2)
- 2025-06-21 (1)
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista de Historia Social y de las Mentalidades

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.