DISPERSÃO E TRAÇOS: ARQUIVOS AUDIOVISUAIS EM CUATREROS (ALBERTINA CARRI, 2016)
DOI:
https://doi.org/10.35588/rhsm.v24i1.4370Palavras-chave:
Arquivo, filmes, memória, criançasResumo
O artigo analisa o uso de arquivos audiovisuais e escritos no filme Cuatreros (2016) da argentina Albertina Carri. O cineasta, anos após o marco de Los Rubios (2003), reflete novamente sobre a memória do passado autoritário de seu país, mas desta vez cruzando a investigação subjetiva em voz alta com a herança visual da década de 1970. O livro Isidro Velázquez: forms A violência pré-revolucionária, publicada em 1968 por seu pai, o falecido sociólogo Roberto Carri, é o ponto de partida em torno do qual gravitam buscas pessoais e materiais de arquivo heterogêneos. Nossa hipótese é que em Cuatreros existe uma dialética entre dispersão e forma estética, ruína e traço que se desdobram em um caleidoscópio de arquivo que redefine o olhar sobre a história da violência.
Downloads
Referências
Aguilar, Gonzalo. Otros mundos: un ensayo sobre el nuevo cine argentino. 2. ed. Santiago Arcos Editor, 2010.
Arfuch, Leonor. El espacio biográfico: dilemas de la subjetividad contemporánea. Fondo de Cultura Económica, 2010. https://doi.org/10.22201/fcpys.2448492xe.2004.190.42443
Amado, Ana. La imagen justa: cine argentino y política (1980-2007). Colihue, 2009.
Benjamin, Walter. Sobre o conceito de história. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura, Brasiliense, 1994, pp. 222-232.
Berman, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Companhia das Letras, 1986.
Bernardet, Jean-Claude. “Documentários de busca: 33 e Passaporte húngaro”. O cinema do real, compiladores Maria Dora Mourão y Amir Labaki, Cosac Naify, 2005, pp. 142-156.
Bernini, Emilio. “Salir del cine”. Kilómetro 111, 27 de junio de 2017, http://kilometro111cine.com.ar/salir-del-cine.
Eco, Umberto. Los límites de la interpretación. Editorial Lumen, 1992.
---. Obra abierta. Planeta-Agostini, 1992.
Carri, Roberto. Isidro Velázquez: formas prerrevolucionarias de la violencia. Colihue, 2011.
Cercas, Javier. El monarca de las sombras. Penguin Random House, 2017.
Contreras, María Belén. “Estética y ética del fragmento en Cuatreros (2016) de Albertina Carri”. Comunicación y medios, vol. 28, nº 39, 2019, pp. 124-134. https://dx.doi.org/10.5354/0719-1529.2019.52962.
Del Valle Dávila, Ignacio. “La carta como elemento de la construcción de una memoria sobre la dictadura en el documental latinoamericano contemporáneo”. Área Abierta. Revista de comunicación audiovisual y publicitaria, vol. 19, nº 3, 2019, pp. 327-346. https://doi.org/10.5209/arab.63478
Derrida, Jacques. Mal de archivo: una impresión freudiana. Editorial Trotta, 1997.
Didi-Huberman, Georges. Imágenes pese a todo: memoria visual del Holocausto. Paidós, 2004.
Elsaesser, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. Edições Sesc, 2018.
Kohan, Martín. “La apariencia celebrada”. Punto de vista, Buenos Aires, año 27, nº 78, 2004, pp. 24-30.
Kriger, Clara, y Pablo Piedras. “Vestigios de un pasado doliente: los archivos audiovisuales sobre la dictadura militar en el cine documental argentino”. Archivos de la Filmoteca, nº 70, 2012, pp. 93-106. https://doi.org/10.4000/books.eunrn.1301
Le Goff, Jacques. “Documento/Monumento”. História e memória. Editora Unicamp, 2003, pp. 525-541.
Quílez, Laia. La representación de la dictadura militar en el cine documental argentino de segunda generación. Tesis Doctoral, Universitat Rovira i Vigili, 2009. https://doi.org/10.15178/va.2019.149.45-66
Rivera, Marcela. “Acumular imágenes ¿es resistir?”. laFuga, nº 16, 2014, www.lafuga.cl/acumular-imagenes-es-resistir/701.
Sarlo, Beatriz. Tiempo pasado: cultura de la memoria y giro subjetivo. Una discusión. Siglo Veintiuno, 2005.
Seliprandy, Fernando. Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. Tesis Doctoral, Universidade de São Paulo, 2018. https://doi.org/10.11606/t.8.2018.tde-25092018-125808
Soriano, Michèle. “Animación: distanciar, desnaturalizar, experimentar dispositivos híbridos de Albertina Carri”. De cierta manera: cine y género en América latina, editoras Laurence H. Mullaly y Michèle Soriano, L’Harmattan, 2014, pp. 219-252.
Taccetta, Natalia. “Archivo del tiempo recobrado: la forma de la imaginación”. Digithum, nº 20, 2017, pp. 1-11. http://dx.doi.org/107238/d.v0i20.3092.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-27 (2)
- 2020-07-13 (1)
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Historia Social y de las Mentalidades
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.