O amor de Emma Goldman contra a Grande Guerra (1917): Novas leituras da história das emoções
DOI:
https://doi.org/10.35588/6hxdrq19Palavras-chave:
Amor livre, História das Emoções, Comunidades emocionais, Regime emocionalResumo
O seguinte artigo reflete sobre as possibilidades oferecidas pela história das emoções para o estudo do movimento anarquista, especialmente no que diz respeito ao desdobramento de suas tensões internas. Partindo das múltiplas manifestações de amor demonstradas por Emma Goldman durante seu julgamento em 1917, onde foi acusada de conspirar contra o alistamento compulsório instaurado pelo governo dos Estados Unidos no âmbito da Grande Guerra, busca-se analisar uma questão central e multifacetada de seu projeto político. Nesse sentido, a partir de uma conjunção de várias fontes, onde se destaca sua autobiografia como testemunho experiencial, busca-se abordar não só o que se tem falado sobre o amor no anarquismo, mas sobretudo como ele foi vivido.
Downloads
Referências
Abbott, Leonard D. Trials and speeches of Alexander Berkman and Emma Goldman. Mother Earth, 1917.
Armand, Emile. La camaradería amorosa y otros textos. Irrecuperables , 2021.
Avrich, Paul. Voces anarquistas. Historia oral del anarquismo en Estados Unidos. Fundación de Estudios Libertarios Anselmo Lorenzo , 2004.
Baigorria, Osvaldo. El amor libre. Eros y anarquía. Utopía Libertaria - Libros de Anarres, 2006.
Barrancos, Dora. Anarquismo, educación y costumbres en la Argentina de principio de siglo. Contrapunto, 1990.
Barrera, Begoña y María Sierra. “Historia de las emociones: ¿qué cuentan los afectos del pasado?”. Historia y Memoria, Número Especial, 2020, pp.103-142. DOI: https://doi.org/10.19053/20275137.nespecial.2020.11583
Belluci, Mabel. “Anarquismo, sexualidad y emancipación femenina. Argentina alrededor del 900”. Nueva Sociedad, no. 109, septiembre-octubre 1990, pp.146-157.
Bjerg, María. "El cuaderno azul, el perro de peluche y la flor de trencadís. Una reflexión sobre la cultura material, las emociones y la migración". Pasado Abierto, n°9, enero-junio 2019, pp.140-157.
—. “Una genealogía de la historia de las emociones”. Quinto Sol, n°1, enero 2019, pp.1-20. DOI: http://dx.doi.org/10.19137/qs.v23i1.2372
Cappelletti, Ángel. La ideología anarquista. Idea Ediciones, 2016.
Carnovale, Vera. "El historiador del pasado reciente y los relatos consagrados. Empatía, incomodidades y desafíos del campo historiográfico frente a los usos políticos del pasado". Ciencia e Investigación, n°4, junio 2018, pp.19-34.
Chartier, Roger. “Lo privado y lo público. Construcción histórica de una dicotomía”. Coherencia, vol. 4, n°7, julio-diciembre 2007, pp.1-19.
Cleminson, Richard. Anarquismo y sexualidad (España, 1900-1939). Universidad de Cádiz, 2008.
Díez, Xavier. El anarquismo individualista en España (1923-1938). Virus, 2007.
D'Uva, Florencia. “Trabajadores y afectos en clave histórica. Una mirada desde la historia social con perspectiva de género”. Anuario del Instituto de Historia Argentina, vol. 19, n°1, mayo-octubre 2019, pp.1-17. DOI: http://dx.doi.org/10.24215/2314257xe085
Falk, Candance. Love, Anarchy, and Emma Goldman. Rutger University Press, 2019 [1984].
Fernández, Francisco. “Factores del desorden. La nacionalización de los anarquistas hasta la Gran Guerra”. Rúbrica Contemporánea, vol. 6, n°11, 2017, pp.67-94. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/rubrica.130
Fernández, Laura. “Historiografía del anarquismo en Argentina. Notas para debatir una nueva lectura”. A contracorriente, n°3, 2014, pp.41-67.
—. Subjetividad, sexualidad y emancipación. Anarquista en Argentina 1895-1925. Facultad de Ciencias Sociales Universidad de Buenos Aires, 2011.
Ferrer, Christian. Cabezas de tormenta. Ensayos sobre lo ingobernable. Libros de Anarres, 2006.
Glassgold, Peter, ed. Anarchy! An anthology of Emma Goldman's Mother Earth. Counterpoint, 2012.
Godoy, Eduardo. “Lucha temperante y 'amor libre'. Entre lo prometeico y lo dionisiaco: el discurso moral de los anarquistas chilenos al despuntar el siglo XX”. Cuadernos de Historia, no. 34, junio 2011, pp.127-154. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/s0719-12432011000100006
Goicovic, Igor. "Entre el dolor y la ira”. La venganza de Antonio Ramón Ramón. Universidad de Los Lagos, 2005.
Goldman, Emma. Fraternalmente Emma. Cartas de amor y de guerra. La Felguera , 2008.
—. La palabra como arma. Terramar, 2010.
—. Viviendo mi vida (Tomo I). Fundación de Estudios Libertarios Anselmo Lorenzo, 1996.
—. Viviendo mi vida (Tomo II). Fundación de Estudios Libertarios Anselmo Lorenzo, 1996.
Granel, Helena Andrés. "Anarquismo y sexualidad". Germinal, n°5, abril 2008, pp. 65-84.
Grez, Sergio. Los anarquistas y el movimiento obrero. La alborada de "la Idea" en Chile, 1893-1915. LOM, 2007.
Harambour, Alberto. “'Jesto y palabra, idea y acción'. La historia de Efraín Plaza Olmedo”. Arriba quemando el sol. Estudios de Historia Social Chilena: Experiencias populares de trabajo, revuelta y autonomía (1830-1940), editores Colectivo Oficios, LOM, 2004, pp. 137-193.
Hidalgo, Sara. “La emoción como fundamento de la clase: movimiento obrero y socialismo en Vizcaya finisecular”. Estudios de Historia de España, vol. 23, n°1-2, 2021, pp. 39-54. DOI: http://dx.doi.org/10.46553/ehe.23.1.2021.p39-54
—. “La historia de la historia de las emociones: mapeo de debates en proceso”. Revista Brasileira de Historia, no. 83, 2020, pp. 219-234. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472020v40n83-10
Hobsbawm, Eric. Revolucionarios. Ensayos contemporáneos. Crítica, 2000.
Junco, Álvarez. La ideología política del anarquismo español. 2°. Siglo XXI, 1991 [1976].
Lagos, Manuel. ¡Viva la anarquía! Sociabilidad, vida y prácticas culturales anarquistas. Santiago y Valparaíso, 1890-1927. Witrän Propagaciones, 2014.
—. Juan O. Chamorro Azócar (1885-1941). El agitador de Valparaíso. Talleres Sartaña , 2018.
—. La "agitadora" Carmen Serrano. Sus experiencias en el movimiento obrero chileno de comienzos del siglo XX. Centro de Estudios Sociales Inocencio Lombardozzi, 2020.
Llaguno, José Julián. "Las mujeres anarquistas en la historiografía latinoamericana: entre la voz masculina y la organización propia". Erosión, n° 6, 2017, pp. 51-59.
López, Chantal y Omar Cortés. Sacco y Vanzetti: sus vidas, sus alegatos y sus cartas. Ediciones Antorcha, 2013.
López, Fernando Durán. "La autobiografía como fuente histórica: problemas teóricos y metodológicos". Memoria y Civilización, vol. 5, diciembre 2002, pp. 153-187. DOI: https://doi.org/10.15581/001.5.33806
Lora, Alejandro. "El amor libre y las relaciones sentimentales en el anarquismo español (1930-1939)". Historia Contemporánea, n° 60, 2019, pp. 581-617. DOI:
Marín, Dolors. "'Nuestra patria es el mundo': antimilitarismo anarquista". Instituto Catalán Internacional para la Paz, 2015. https://www.icip.cat/perlapau/es/articulo/nuestra-patria-es-el-mundo-entero-antimilitarismo-anarquista/.
Medina, Larisa. "Comunidades emocionales: hacia la apertura de la historia de las emociones". Historia y Grafía, n° 45, julio-diciembre 2015, pp. 203-213.
Mitron, Jean. Ravachol y los anarquistas. Sátira, 2005.
Moscoso, Javier. "La historia de las emociones, ¿de qué es historia?". Vinculos de Historia, n° 4, 2015, pp. 15-27. DOI: http://dx.doi.org/10.18239/vdh.v0i4.147
Muñoz, Víctor. Cuando las bombas son de papel. Los trabajadores, el Estado y la propaganda anarquista impresa (región chilena, 1915-1927). Acéfalo, 2014.
Nash, Mary. Mujeres Libres. España 1936-1939. Tusquets, 1975.
Nussbaum, Marta. Paisajes del pensamiento. La inteligencia de las emociones. Paidós, 2008.
Peirats, José. Emma Goldman. Anarquista de ambos mundos. La linterna Sorda, 2011.
Plamper, Jan. "Historia de las emociones: caminos y retos". Cuadernos de Historia Contemporánea, n°36, 2014, pp. 17-29. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/rev_chco.2014.v36.46680
Reddy, William. The navigation of feeling. A framework for the History of Emotions. Cambridge University Press, 2001.
Reitman, Mecca. No regrets: Dr. Ben Reitman and the women who loved him: a biographical memoir. SouthSide Press, 1999.
Rosenwein, Barbara. "Problems and Methods in the History of Emotions". Passions in context, n°1, 2010, pp. 1-31.
Salgado, Alfonso. "Camaradas, amigos y parejas. La vida social y afectiva de los jóvenes comunistas chilenos (1959-1973)". Los comunismos en América Latina. Recepciones y militancias (1948-1991), Vol. IV, editores Santiago Aránguiz y Patricio Herrera. Historia Chilena, 2023, pp. 327-376.
Scheer, Monique. "Are emotions a kind of practice (and is that what makes them have a History)? A Bourdieuian approach to understanding Emotion”. History and Theory, 2012, pp. 193-220. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1468-2303.2012.00621.x
Sierra, María. "Entre emociones y política: la historia cruzada de la virilidad romántica". Rúbrica Contemporánea, vol. 4, n°7, 2015, pp. 11-25. DOI: http://dx.doi.org/10.5565/rev/rubrica.85
Stearns, Peter y Carol Stearns. "Emotionology: clarifying the history of emotions and emotional standards". The American Historical Review, vol. 90, n°4, octubre 1985, pp. 813-836. DOI: http://dx.doi.org/10.2307/1858841
Sueiro, Susana. "Amor, sexo y feminidad en el pensamiento anarquista. La idea de la emancipación femenina de dos anarquistas emblemáticas: Emma Goldman y Federica Montseny". Nuevas violencias, nuevas resistencias, Número Especial, octubre 2019, pp. 49-78.
Vadillo, Julián. "Guerra a la guerra. El movimiento obrero frente a la guerra (1898-1918)". V Congreso Internacional de Historia de Nuestro Tiempo. La Rioja: Universidad de La Rioja, 2016, pp. 143-166.
Viñao, Antonio. "Las autobiografías, memorias y diarios como fuente histórico-educativa: tipologías y usos". Sarmiento, n° 3, 1999, pp. 223-253.
Zaragoza, Juan. "Ampliar el marco. Hacia una historia material de las emociones". Vínculos de Historia, n°4, 2015, pp. 28-40. DOI: http://dx.doi.org/10.18239/vdh.v0i4.148
Zaragoza, Juan y Javier Moscoso. "Comunidades emocionales y cambio social". Revista de Estudios Sociales, n° 62, 2017, pp. 2-9. DOI: http://dx.doi.org/10.7440/res62.2017.01
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Historia Social y de las Mentalidades
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.