PATRIMÔNIO DOS ARQUIVOS E BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: O CASO DA COLEÇÃO WORMALD DA UNIVERSIDADE DE TARAPACÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35588/rhsm.v24i2.4251

Palavras-chave:

Arquivos universitários, Conservação, Patrimonialização, Subjetividade

Resumo

O artigo reflete sobre como as mudanças conceituais nos processos patrimoniais influenciaram as políticas de criação, preservação e uso de bibliotecas universitárias históricas no norte do Chile desde o final do século 20 até hoje. Tomando como estudo de caso a Coleção Wormald Cruz Heritage, são analisados três momentos-chave em seu desenvolvimento: a aquisição pelo Arica Advancement Board em 1968, a expurgo e obras desenvolvidas durante os anos da ditadura e sua recente valorização como elemento patrimonial. A revisão das mudanças desenvolvidas permite investigar a relação estabelecida entre a coleta e os usuários locais e abre um debate sobre as diferentes formas de entender a preservação documental. 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Carta de Atenas. Conservación de monumentos de Arte e Historia. En Conferencia Internacional de Atenas, Grecia, 1931.

Comité Nacional de la Memoria del mundo. Archivos en Chile: miradas, experiencias y desafíos. Comité Nacional de la Memoria del Mundo, DIBAM, 2016.

Crespo, Luis. “Restauración de un Cantoral conforme a la estética Wabi Sabi”. Conserva, no. 20, 2015, pp. 87-102.

DeSilvey, Caitlin, and Rodney Harrison. “Anticipating loss: rethinking endangerment in heritage futures”. International Journal of Heritage Studies, vol. 25, 2019, pp. 1-7. https://doi.org/10.1080/13527258.2019.1644530

Díaz, Alberto, y Elías Pizarro. Arica Siglo XX: Historia y Sociedad en el extremo norte de Chile. Ediciones Universidad de Tarapacá, 2010.

Díaz, Alberto, et al. “Entre el archivo y la etnografía: Reflexiones historiográficas desde la periferia del Norte de Chile”. Diálogo andino, no. 46, 2015, pp. 107-121. https://doi.org/10.4067/s0719-26812015000100009

Galdames, Luis, y Alberto Díaz. “La construcción de la identidad ariqueño-chilena durante las primeras décadas del siglo XX”. Diálogo Andino. Revista de Historia, Geografía y Cultura Andina, no. 29, 2007, pp. 19-28.

Gazmuri, Cristian (2009) La historiografía chilena (1842-1970). Tomo II. Centro de Investigaciones Diego Barros Arana. Ed. Taurus, Santiago.

González, Carolusa. “El restaurador como artista-intérprete”. Intervención, no. 1, 2010, pp. 7-15. https://doi.org/10.30763/intervencion.rev1_art4

Guerrero V., Rosa. “Neoliberalismo y patrimonialización. Resistencia y cambio social en procesos de patrimonialización de territorios urbanos del sur de Chile: Biobío, Araucanía y Los Ríos”. Scripta Nova: revista electrónica de geografía y ciencias sociales, no. 22, 2018. https://doi.org/10.1344/sn2018.22.20678

ICOMOS. Carta Icomos para la Interpretación y presentación de Sitios de Patrimonio Cultural. ICOMOS, 2008, pp. 1-5.

López, Juan de Dios. “El patrimonio como constructo político y su potencial reflexivo”. PH: Boletín del Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, vol. 24, no. 90, 2016, pp. 218-219. https://doi.org/10.33349/2016.0.3799

Moreno, Mónica, y Daniel Castillo. “El uso de la fotogrametría para la digitalización de documentos cartográficos de gran formato: la experiencia de la Planoteca de la Junta de Adelanto de Arica (PJAA), Chile”. Intervención, vol. 9, no. 17, 2018, pp. 80-90. https://doi.org/10.30763/intervencion.2018.17.193

Moreno, Mónica. “Nuevas herramientas para control ambiental en depósitos documentales”. Ge-conservación 68, 2018, pp. 68-79. https://doi.org/10.37558/gec.v13i0.531

Muñoz, Salvador. Teoría contemporánea de la Restauración. Editorial Síntesis, 2004.

---. “Réplica a El restaurador como artista-intérprete: Delicias y riesgos de lo artístico”. Intervención, no. 1, 2010, pp. 16-18.

---. “Subjetividad y restauración. El argumento del criterio cambiante”. Tarea. Anuario del Instituto de Investigaciones sobre el Patrimonio Cultural, no. 1, 2014, pp. 75-87.

Pinochet, Carla. “Reflexiones sobre el patrimonio desde Chile y América Latina”. Persona y Sociedad, vol. 32, no. 1, 2018, pp. 1-10.

Quintero, Victoria, y Cristina Sánchez. “Los verbos de la participación social y sus conjugaciones: contradicciones de un patrimonio democratizador”. Revista Andaluza de Antropología, no. 12, 2017, pp. 48-69. https://doi.org/10.12795/raa.2017.12.03

Ruz. R., et al. “Historia, patrimonio y fotografía de la Junta de Adelanto de Arica (1958-1976). Exploraciones teórico metodológicas”. Arica Siglo XX. Historia y Sociedad en el extremo norte de Chile, compiladores Alberto Díaz, et al., Ediciones Universidad de Tarapacá, 2010, pp. 101-130.

Ruz, Rodrigo, y Luis Galdames. “Historia, archivo y multidisciplina en Chile”. Diálogo Andino-Revista de Historia, Geografía y Cultura Andina, no. 46, 2015, pp. 3-8. https://doi.org/10.4067/s0719-26812015000100001

Ruz, Rodrigo, et al. Junta de Adelanto de Arica (1958-1976): Experiencia, documentos e historia regional. Ediciones Universidad de Tarapacá, 2015.

---. “Exotización y alterización del Perú negro en revistas magazinescas chilenas: corre-vuela 1910-1930”. Interciencia, vol. 40, no. 11, 2015, pp. 23-40.

Ruz, Rodrigo, et al. “La comisión plebiscitaria Tacna-Arica a través de las caricaturas de la revista sucesos (1925-1926)”. Historia 396, vol. 8 no. 1, 2018, pp. 193-223.

---. “Magazines Zig-Zag: reportajes gráficos y alteridad en torno al indígena de la nueva frontera norte chilena (1905-1930)”. Estudios atacameños, no. 61, 2019 pp. 135-153. https://doi.org/10.4067/s0718-10432019005000401

Sánchez, Cristina. “Hacia una antropología del conflicto aplicada al patrimonio”. Geopolíticas patrimoniales. De culturas, naturalezas e inmaterialidades, coordinadora Beatriz Santamarina, Ediciones Neopátria, 2012, pp. 195-210.

UNESCO. Memory of the world: general guidelines to safeguard documentary heritage. UNESCO, 2002.

---. Convención para la salvaguarda del patrimonio cultural inmaterial. UNESCO, 2003.

Villaespesa, Elena. “Museum Collections and Online Users: Development of a Segmentation Model for the Metropolitan Museum of Art”. Visitor Studies, no. 22, 2019, pp. 233-252. https://doi.org/10.1080/10645578.2019.1668679

Publicado

2020-11-30

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

PATRIMÔNIO DOS ARQUIVOS E BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: O CASO DA COLEÇÃO WORMALD DA UNIVERSIDADE DE TARAPACÁ. (2020). Revista De Historia Social Y De Las Mentalidades, 24(2), 265-290. https://doi.org/10.35588/rhsm.v24i2.4251