O diário de vida de Claudio Bertoni como campo de prova da sua obra

Autores

  • Mariela K Jara Rosales Investigadora independiente

DOI:

https://doi.org/10.35588/ayr.v2i2.4674

Palavras-chave:

Claudio Bertoni, diário íntimo, poesia, fotografia

Resumo

Em toda obra é possível aplicar uma leitura autobiográfica e literária, mas é no diário íntimo onde esta dicotomia realidade/criação passa a primeiro plano, motivo pelo qual se faz necessário aprofundar neste tipo de escrita. Nesta pesquisa, analisarei os cadernos pessoais de Claudio Bertoni, publicados como livros: Rápido, antes de llorar (2007) e ¿A quién matamos ahora? (2011). Tentarei demonstrar que ambos os textos correspondem ao eixo da sua obra, como origem e campo de prova da sua criação artística; do estudo dos diários de vida de escritores podemos não só extrair dados biográficos, mas também podemos conhecer seus sistemas estéticos, suas crenças e seus processos de escrita. A metodologia de pesquisa consistirá em definir e descrever as caraterísticas próprias do diário de vida como gênero, para logo analisar os diários do poeta chileno, usando tanto exemplos de textos ou poemas que tenham sido publicados a partir do seu diário, como temáticas frequentes em seus cadernos pessoais, sua poesia e seu trabalho visual. Para este último aspecto da análise, me focarei nas similitudes entre a prática do diário íntimo e a fotografia, assumindo como material de estudo seus livros Chilenas (2009), Desnudos (2009) e Desgarraduras (2009).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barthes, R. (2017). La cámara lúcida nota sobre la fotografía. Provincia de Buenos Aires: Editorial Paidós Ibérica, S. A.

Bertoni, C. (1986). El cansador intrabajable (II). Santiago de Chile: Las Ediciones del Ornitorrinco.

------------- (1996). Ni yo. Santiago de Chile: Editorial Cuarto Propio

------------- (2005). Harakiri. Santiago de Chile: Editorial Cuarto Propio.

------------- (2009 a). Piden sangre por las puras. Santiago de Chile: Editorial Cuarto Propio.

------------- (2009 b). Desgarraduras. Santiago de Chile: Quilombo Ediciones.

------------- (2009 c). Chilenas. Chile: Ocho Libros Editores.

------------- (2011). ¿A quién matamos ahora?, Santiago: Ediciones Universidad Diego Portales.

------------- (2007). Rápido, antes de llorar, Santiago: Ediciones Universidad Diego Portales.

-------------- (2013). Desnudos 1973-2008. Santiago: Ocho Libros Editores.

-------------- (2014). Antología (1973-2014). Santiago de Chile: Lumen.

-------------- (2018). The price of love. Santiago de Chile: Pequeño Dios Editores.

Campillo, A. (1992). El autor, la ficción, la verdad. Daimon Revista Internacional De Filosofía, 5, pp.25-46. Recuperado de: https://revistas.um.es/daimon/article/view/12311

Cueto, S. (2007-2008). Kafka y el arte diario. Centro de Estudios de Teoría y Crítica Literaria, BOLETIN/13-14, pp. 1-12. Recuperado de: https://www.yumpu.com/es/document/read/37760871/kafka-y-el-arte-diario-celargorg

Cussen, F., Escobar, D., Florit, A. y Joannon, C. (2017). Una conversación con Claudio Bertoni. Santiago de Chile: Overol.

De Man, P. (1991). La autobiografía como des-figuración. Anthropos: La autobiografía y sus problemas teóricos. Estudios e investigación documental, 29, pp. 13-118. Recuperado de:

https://ayciiunr.files.wordpress.com/2019/08/de-man-p-la-autobiografc3ada-como-desfiguracic3b3n.pdf

Díaz, G. (Ed). (2014). Claudio Bertoni Reloj no marques las horas, haz esta noche perpetua 1965-2014. Santiago de Chile: Ediciones de la cortina de humo.

Dubois, P. (2017). El golpe del corte. En: G. Indij y A. Silva (Ed.) CLIC! Fotografía y Estética (pp. 42-43). Buenos Aires, Argentina: la marca editorial.

Fariña, S. (2009). Ojo y tacto. En: C. Bertoni (2009). Desgarraduras (pp.8-11). Santiago de Chile: Quilombo Ediciones.

Ferrer, R. (2009). El deseo nos arroja fuera de nosotros. En: C. Bertoni (2009). Chilenas (pp. 5-12). Chile: Ocho Libros Editores.

Ginsberg, A. (2018). Allen Ginsberg. Ginsberg Esencial Poemas Canciones Ensayos Diarios Correspondencia Entrevistas Fotografías. Barcelona: Anagrama Compendium.

Gómez, A. y Parejo, N. (2004). La fotografía del pubis natural al pubis rasurado. Variaciones sobre una misma forma. En: Terceras Jornadas: II. Imagen y cultura. Universidad de Málaga. Recuperado de: https://e-archivo.uc3m.es/bitstream/handle/10016/9008/fotografia_gomez_IC_2005.pdf

Jara, M. (2019). El diario de vida de Claudio Bertoni como campo de prueba de su obra (Tesis de Magíster). Universidad de Santiago de Chile, Chile.

Kafka, F. (2010). Kafka en primera persona. Selección de los diarios de vida de Franz Kafka. Santiago de Chile: LOM Ediciones.

Lejeune, P. (1994). El pacto autobiográfico y otros estudios. Madrid: Megazul Endymion.

Luque, Á. (2016). El diario personal en la literatura: Teoría del diario literario. Castilla. Estudios de Literatura, Vol. 7, pp. 273-306. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/316086880

Millán, G. (2007). Veneno de escorpión diario de vida y de muerte. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Diego Portales.

Montero, G. (2019). “Como encender la luz sobre una cosa sin ensuciarla”. La poética de los objetos de Claudio Bertoni. Cincinnati Romance Review, 46, pp. 72-88.

Morales, L. (2014). El diario íntimo en Chile. Chile: RIL editores.

Oyarzún, L. (2016). Diario de Oriente Unión Soviética, China e India. Valdivia, Chile: Editorial Universitaria.

Pizarnik, A. (2014). Diarios. Buenos Aires: Editorial Lumen, S.A.

Rosenberg, H. (2017). ¡Bogart ha muerto!. En: G. Indij y A. Silva (Ed.), CLIC! Fotografía y Estética (pp. 29-30). Buenos Aires: La marca editorial.

Steiner, G. (2007). Diez (posibles) razones para la tristeza del pensamiento. México: Centzontle Siruela.

Publicado

2020-12-19

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Jara Rosales, M. K. (2020). O diário de vida de Claudio Bertoni como campo de prova da sua obra. Arboles Y Rizomas, 2(2), 88-105. https://doi.org/10.35588/ayr.v2i2.4674