Modelos de avaliação de desempenho no trabalho: uma revisão sistemática da literatura.
DOI:
https://doi.org/10.35588/0g6zzr18Palavras-chave:
Avaliação de desempenho no trabalho, Modelos de avaliação, Tecnologias, CompetênciasResumo
A avaliação de desempenho é essencial para a melhoria contínua de uma organização. Este estudo procura descrever e analisar os modelos de avaliação de desempenho existentes na literatura e mais utilizados a nível organizacional. Ao aplicar a metodologia padrão Fink para a revisão sistemática da literatura, foram encontrados 33 documentos que mencionam a aplicação de modelos de avaliação tradicionais. É realizada uma análise bibliométrica para determinar os quatro modelos mais utilizados: avaliação baseada em competências, avaliação 360°, avaliação de incidentes críticos e escala de classificação. São estabelecidas vantagens, desvantagens e cenários de aplicação para cada modelo. Os benefícios a nível operacional, a motivação e o aumento da produtividade dos trabalhadores são apenas algumas das vantagens obtidas com uma avaliação de desempenho justa e um feedback correto.
Downloads
Referências
Aggarwal, A. y Mitra-Thakur, G. S. (2013). Techniques of Performance Appraisal-A Review. International Journal of Engineering and Advanced Technology (IJEAT), 2(3), 617-621. https://www.ijeat.org/portfolio-item/c1188022313/
Blouin, D. y Damon-Dagnone, J. (2008). Performance criteria for emergency medicine residents: a job analysis. Canadian Journal of Emergency Medicine, 10(6), 539–544. https://doi.org/10.1017/S1481803500010769
Carballo-Mendívi, B. (2019). Validación de una escala para evaluar el desempeño del personal de una empresa de servicios de tecnología. Revista Electrónica Gestión de las Personas y Tecnología, 12(35), 31-45. https://www.revistas.usach.cl/ojs/index.php/revistagpt/article/view/3998
Chiavenato, I. (2011). Administración de Recursos Humanos. 9° edición. McGraw-Hill Education. http://repositorio.uasb.edu.bo:8080/bitstream/54000/1145/1/Chiavenato-Recursos%20humanos%209na%20ed.pdf
Cope, J. y Watts, G. (2000). Learning by doing – An exploration of experience, critical incidents and reflection in entrepreneurial learning. International Journal of Entrepreneurial Behavior and Research, 6(3), 104–124. https://doi.org/10.1108/13552550010346208
Cuesta-Santos, A. (2008). Tecnología de Gestión de Recursos Humanos. Tercera Edición. Cuba: Editorial Félix Varela. https://www.researchgate.net/publication/293652916_Tecnologia_de_gestion_de_recursos_humanos_En_2_tomos_Tercera_edicion_corregida_y_ampliada
Cuesta-Santos, A., Fleitas-Triana, S., García-Fenton, V., Hernández-Darias, I., Anchundia-Loor, A. y Mateus-Mateu, L. (2018). Evaluación del desempeño, compromiso y gestión de recursos humanos en la empresa. Ingeniería Industrial, XXXIX(1), 24-35. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360458872004
Durán-Toledo, D. (2020). Importancia de la Gestión de Personas y Compensaciones, alineadas a los Objetivos Estratégicos Organizacionales. Revista Gestión de las Personas y Tecnología, 13(39). https://www.revistas.usach.cl/ojs/index.php/revistagpt/article/view/4705
Gil, A., Junca, J., Mendez, M. y Meneses, E. (2010). Evaluación del Desempeño. Escuela Superior de Administración Pública. https://es.slideshare.net/slideshow/29939697-evaluaciondedesempeno/38352794#33
González-Lazalde, I., Martínez-Reyna, J. y Galván-Ismael, M. (2020). Innovación Empresarial en Capital Humano. Red Iberoamericana de Academias de Investigación A. C. Primera Edición. https://redibai-myd.org/portal/wp-content/uploads/2021/02/607-8617-77-7.pdf
Gorriti-Bontigui, M. (2007). La Evaluación del Desempeño en las Administraciones Públicas españolas. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 23(3), 367–387. https://journals.copmadrid.org/jwop/art/437d7d1d97917cd627a34a6a0fb41136
Guamán-Gómez, V., Espinoza-Freire, E. y Serrano-Polo, O. R. (2017). El currículum basado en las competencias básicas del docente. Revista científica Olimpia, 14(43), 81-89. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/1007
Guartán-Salinas, A. G., Torres-Balladares, K. J. y Ollague-Valarezo, J. K. (2019). La evaluación del desempeño laboral desde una perspectiva integral de varios factores. 593 Digital Publisher CEIT, 6(4), 13–26. https://doi.org/10.33386/593dp.2019.6.139
Hernández-Sampieri, R. y Mendoza-Torres, C. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Editorial McGraw Hill Education. https://doi.org/10.22201/fesc.20072236e.2019.10.18.6
Iturralde-Torres, J. I. (2011). La evaluación del desempeño laboral y su incidencia en los resultados del rendimiento de los trabajadores de la Cooperativa de Ahorro y Crédito Oscus Ltda. de la ciudad de Ambato en el año 2010. (Tesis de Pregrado). Universidad Técnica de Ambato, Ecuador. https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/1786
López-Quejido, M. (2017). Proyecto de consultoría de recursos humanos. Gestión de recursos humanos basada en competencias UST Global. (Tesis de postgrado). Universidad Pontificia Comillas, España. http://hdl.handle.net/11531/24009
Mashavira, N. (2020). The perceived impact of performance appraisal on the performance of small-to-medium-sized enterprises in Zimbabwe. Acta Commercii, 20(1), 1-11. https://dx.doi.org/10.4102/ac.v20i1.888
Mateus-Mateu, L. (2018). Evaluación del desempeño. Caso Asamblea Nacional de Angola. Ingeniería Industrial, 39(2), 115–123. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-59362018000200115&lng=es&tlng=es
Milkovich, G. T., Newman, J. M. y Gerhart, B. A. (2016). Compensation. 12° ed. McGraw-Hill Education.
Muñoz-Echeverry, C. A. (2004). Análisis del desempeño: Nuevas tendencias en la llamada evaluación del personal. Pensamiento y gestión, (16), 43–51. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=64601604
Osorio-Gómez, J. C., Herrera-Umaña, M. F. y Vinasco, M. A. (2008). Modelo para la evaluación del desempeño de los proveedores utilizando AHP. Ingeniería y Desarrollo, 23, 44–58. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0122-34612008000100005&lng=en&tlng=es
Pereda, S., Berrocal, F. y Alonso, M. (2011). Técnicas de gestión de recursos humanos por competencias. Tercera edición. Editorial Centro de Estudios Ramón Areces. https://www.cerasa.es/libro/tecnicas-de-gestion-de-recursos-humanos-por-competencias_127905/
Reizer, A., Brender-Ilan, Y. y Sheaffer, Z. (2019). Employee motivation, emotions, and performance: a longitudinal diary study. Journal of Managerial Psychology, 34(6), 415–428. https://doi.org/10.1108/JMP-07-2018-0299
Rodríguez-Orozco, I. (2017). Evaluación del Desempeño. (Tesis de postgrado). Universidad Pontificia Comillas, España. https://repositorio.comillas.edu/xmlui/handle/11531/24119
Skripak, S. J. (2016). Fundamentals of Business. Virginia Tech Editor. http://hdl.handle.net/10919/70961
Spencer-Oatey, H. (2013). Critical incidents. A compilation of quotations for the intercultural field. GlobalPAD Core Concepts. https://warwick.ac.uk/fac/soc/al/globalpad-rip/openhouse/interculturalskills/cc_critical_incidents_131127.pdf
Tool, H. R. (2012). Performance Management and Appraisal (Chapter 8). Human Resource Management, 10° Edition. Prentice Hall. https://core.ac.uk/download/pdf/18505222.pdf
Valdés-Padrón, M., Garza-Ríos, R., Pérez-Vergara, I., Gé-Varona, M. y Chávez-Vivó, A. R. (2015). Una propuesta para la evaluación del desempeño de los trabajadores apoyada en el uso de técnicas cuantitativas. Ingeniería Industrial, 36(1), 48-57. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-59362015000100006&lng=es&tlng=es
Vidè, F., Micacchi, L., Barbieri, M. y Valotti, G. (2023). The Renaissance of Performance Appraisal: Engaging Public Employees Through Perceived Developmental Purpose and Justice. Review of Public Personnel Administration, 23, 623–651. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0734371X221116584
WorkMeter. (2024). La IA y la medición del desempeño. Blog. https://www.workmeter.com/blog/medicion-del-desempeno-ia/
Wu, B. (2005). The philosophy and practice of Management by Objectives. Troy State University, EE.UU. https://libroweb.alfaomega.com.mx/book/385/free/data/Materiales/Capitulo05/ThePhilosophyandPractice.pdf
Zamora-Serrano, E. (2021). La evaluación del desempeño docente mediante cuestionarios en la universidad: Su legitimidad según la literatura y los requerimientos para que sea efectiva. Actualidades Investigativas en Educación, 21(3), 726-750. https://dx.doi.org/10.15517/aie.v21i3.46221
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Gestión de las Personas y Tecnología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.