Herança de vanguarda: Isidora Aguirre e sua rede de precursores, de Ocho cuentos a Wai-Kii

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35588/ayr.v6i1.6597

Palavras-chave:

Isidora Aguirre, precursoras, María Tupper, Marta Brunet, Marcela Paz

Resumo

Antes de se tornar dramaturga, Isidora Aguirre começou a escrever Ocho cuentos (1938) para crianças a pedido de Marta Brunet. Uma década depois, ela apresentou seu primeiro romance, Wai-kii (1948), também voltado para crianças, mas com uma coincidência especial: a mesma editora que a acolheu havia publicado Papelucho (1947), obra de Marcela Paz, um ano antes. O encontro com essas duas autoras, Brunet e Paz, foi facilitado por sua mãe, a pintora María Tupper Huneeus, que não apenas atuou como anfitriã em um salão de vanguarda, mas também participou de sessões com um grupo de mulheres conhecido como Grupo 7. Essas mulheres, fundamentais na vida de Aguirre, prefiguraram sua trajetória artística, atuando harmoniosamente como precursoras de sua poética inovadora, seguindo o exercício proposto por Jorge Luis Borges. Este ensaio propõe uma leitura esclarecedora dos primeiros passos da carreira de Isidora Aguirre Tupper, concentrando-se especificamente em sua obra publicada entre 1938 e 1948, ou seja, antes de sua notável incursão na dramaturgia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aguirre, I. (1938). Ocho cuentos. Manuscrito. ZigZag.

Aguirre, I. (1948). Wai-Kii. Editorial Rapa-Nui.

Aguirre, I. (1964). Los papeleros. Mapocho, II(1), 57-93.

Aguirre, I. (1969). Los que van quedando en el camino. Imprensa Mueller.

Aguirre, I. (1982). ¡Lautaro! Epopeya del pueblo mapuche. Nascimento.

Aguirre, I. (1987). Doy por vivido todo lo soñado. Plaza y Janés Editores.

Aguirre, I. (1988). Diálogos de fin de siglo. Editorial Torgesel.

Aguirre, I. (1990). Carta a Roque Dalton. Plaza y Janés Editores.

Aguirre, I. (1997) (17 de mayo de 2024). Mi primo Federico. La Escena Chilena.https://escenachilena.uchile.cl/CDA/dr_obra_contenido/0,1501,SCID%253D15663%26OBRASID=14856,00.html#.

Aguirre, I. (1998). Santiago de diciembre a diciembre. Lom Ediciones.

Allende, I. (1989). La casa de los espíritus. Plaza y Janés Editores.

Andrade, E., & Cramsie, H. (1991). Estudio preliminar. En E. Andrade & H. Cramsie (Eds.), Dramaturgas latinoamericanas contemporáneas (pp. 15-68). Editorial Verbum.

Archivo Digital Isidora Aguirre. (10 de enero de 2024). https://isidoraaguirre.usach.cl

Borges, J. L. (2019). Inquisiciones y Otras inquisiciones. Debolsillo.

Brunet, M. (2017). Cuentos para Marisol. En N. Cisterna (Ed.), Obra narrativa 2. Cuentos (pp. 577-602). Ediciones Universidad Alberto Hurtado.

Calvino, Í. (1998). De fábula. Siruela.

Camboni, M (2004). Networking women. Subjects, Places, Links Europe-America: Towards a Rewriting of Cultural History, 1890-1939. Edizioni di Storia e Litteratura.

Campbell, J (1984). El héroe de las mil caras. Psicoanálisis del mito. Fondo de Cultura Económica.

Cánovas, R. (2023). En Vidas y censuras. Letras chilenas y hispanoamericanas. Ediciones UC.

Cisterna, N. (2014). Marta Brunet y su campo cultural. En C. Alzate & D. Doll (Comp.), Redes, alianzas y afinidades. Mujeres y escritura en América Latina. Homenaje a Monserrat Ordóñez (1941-2001) (pp. 105-120). Ediciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades de la Universidad de Chile.

Concha, J. (2015). Gabriela Mistral. Ediciones Universidad Alberto Hurtado.

Cortés Aliaga, G. (2017). Desacatos. Prácticas artísticas femeninas. (1835-1938). DIBAM – Museo Nacional de Bellas Artes.

Davenport, L. (2006). Las Testigos: La Historicidad en las novelas de Isabel Allende, Laura Restrepo y Angeles Mastretta. Chrestomaty. Annual Review of Undergraduate Research, College of Charleston, (5), 98-128.

Díaz Navarrete, W. (2014). En María y los espíritus. Diarios y Cartas de María Tupper. Ediciones UC.

Gálvez, K. (2019). Introducción. En Marta Brunet. Crónicas, columnas y entrevistas. La Pollera Ediciones.

Ibaceta, I. (2023). Dispositivos genéricos-discursivos en la articulación del niño como escritor en la serie de novelas Papelucho de Marcela Paz. Revista de Humanidades (48), 185-216. https://revistahumanidades.unab.cl/index.php/revista-de-humanidades/article/view/733

Jeftanovic, A. (2009). Conversaciones con Isidora Aguirre. Editorial Cuarto Propio.

Miranda, P. (2012). Lo espacial en las poesía de vanguardistas chilenos y en Ecuatorial de Vicente Huidobro. Acta literaria (44), 105-120.https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-68482012000100007

Munizaga, G & Hurtado M. L. (1980). Testimonios del Teatro. 35 años de teatro en la Universidad Católica. Editorial Nueva Universidad.

Paz, M. (1933). Tiempo, papel y lápiz. Imprenta Universo.

Paz, M. (1935). Soy colorina. Ediciones Ercilla.

Paz, M. (1947). Papelucho. Editorial Rapa Nui.

Piña. J. A. (2014). Historia del teatro en Chile, 1941-1990. Editorial Taurus.

Subercaseaux, B. (2000). Historia del libro en Chile: Desde la Colonia hasta el Bicentenario. LOM ediciones.

Subercaseaux, B. (2011). Historia de las ideas y la cultura en Chile (V. II). Editorial Universitaria.

Valle, R. H. (1947). Notas y noticias desde América. Filosofía y Letras. Revista de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional Autónoma de México, (27), 183-201.

Vicuña, M. (2013). Voces de ultratumba. Historia del espiritismo en Chile. Taurus.

Publicado

2024-06-27

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Herança de vanguarda: Isidora Aguirre e sua rede de precursores, de Ocho cuentos a Wai-Kii. (2024). Arboles Y Rizomas, 6(1), 1-14. https://doi.org/10.35588/ayr.v6i1.6597