Vanguardia e fuga. Sobre a tentativa de articulação entre o invencionismo e o tango

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35588/1v3mp733

Palavras-chave:

invencionismo, tango, vanguarda, cultura popular, poesía

Resumo

Apesar de ter uma forte inspiração na síntese cubista e construtivista que procurava culminar na representação, o invencionismo, um movimento poético de vanguarda que surgiu em meados da década de 1940 junto com a arte concreta na Argentina, buscou abordar a estética do tango como uma forma de articular sua poética com a cultura popular. Ritmo, retórica e mandarins lexicais emergem em alguns poemas como objetos estranhos na forma vanguardista divergente do invencionismo. Isso é particularmente perceptível nos poemas publicados nos boletins da Asociación Arte Concreto-Invención e torna-se central para a Conjugación de Buenos Aires. A revista, editada por Edgar Bayley e Juan Carlos La Madrid, com apenas uma edição em 1951, visava unir a estética de vanguarda e o tango. Este artigo tem como objetivo analisar como ambas as estéticas contemporâneas se inter-relacionam no campo da poesia de vanguarda por meio da mídia, considerando a complexa relação entre arte erudita e cultura de massa, entre vanguarda e cultura popular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Adorno, T.W. (1983). Teoría estética. Madrid: Hyspamérica.

Aguirre, R.G. et al. (2010). Poesía argentina. Selección del Instituto Torcuato Di Tella. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.

Bayley, E. (1952). “Realidad interna y función de la poesía”. poesía buenos aires 6 y 7, verano y otoño de 1952.

______. (1951). “Poema”. Conjugación de Buenos Aires 1(1), enero de 1951, 3.

______. (1946). “Introducción al Arte Concreto”, Boletín de la Asociación Arte Concreto Invención 2. Buenos Aires, diciembre de 1946.

Bayley, E. y Contreras, S. (1951). “De los editores”. Conjugación de Buenos Aires 1(1), 7.

Buck-Morss. (2004). Mundo soñado y catástrofe. La desaparición de la utopía de masas en el Este y el Oeste. Madrid: Visor.

Bürger, P. (2000). Teoría de la vanguardia. Barcelona: Península.

de la Púa, C. (1954). “Floreo”. La crencha engrasada. Poemas bajos. Buenos Aires: Editorial Porteña.

Di Tullio, Á. (2009). Políticas lingüísticas e inmigración. Buenos Aires: Eudeba.

Grinstein, E. (2007). “El invencionismo, una utopía anti-realista”. Artefacto. Pensamientos sobre la técnica 6. Buenos Aires.

Groys, B. (2016). Arte en flujo. Ensayos sobre la evanescencia del presente. Buenos Aires: Caja Negra.

Hauser, A. (1964). Historia social de la literatura y el arte. Vol. 2. Madrid: Ediciones Guadamarra.

Huyssen, A. (2006). Después de la gran división. Modernismo, cultura de masas, posmodernismo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.

Koselleck, R. (1993). “Criterios históricos del concepto moderno de revolución”. Futuro pasado. Barcelona: Paidós.

La Madrid, J.C. (1958). Hombre sumado. Buenos Aires: Albatros.

______. (seud. Facundo Flores). (1951a). “Variaciones para un prontuario del tango”. Conjugación de Buenos Aires 1(1), enero de 1951, 1.

______. (1951b). “Rosa Buenos Aires. El tango”. Conjugación de Buenos Aires 1(1), enero de 1951, 4-5.

______. (seud. Simón Contreras). (1946a). “De Buenos Aires”. Orientación. Órgano oficial del partido comunista. 16 de enero de 1946.

______. (seud. Simón Contreras). (1946b). Sin título. Revista Arte Concreto 1, agosto de 1946, 11.

______. (seud. Simón Contreras). (1946c). “Poema 4”. “Suplemento poesía”, Revista Arte Concreto 1, agosto de 1946.

______. (seud. Simón Contreras). (1946d). “Sobre las artes aplicadas a la necesidad revolucionaria y el arte de la invención concreta”. Revista Arte Concreto 1, agosto de 1946, 4.

Longoni, A. y Daniela L. (2003-2004). “De cómo el ‘júbilo creador’ se trastocó en ‘desfachatez’. El pasaje de Maldonado y los concretos por el Partido Comunista. 1945-1948”. Políticas de la Memoria 4, verano de 2003-2004.

Lucena, D. (2015). Contaminación artística. Vanguardia concreta, comunismo y peronismo en los años 40. Buenos Aires: Biblos.

Maldonado, T. y Savloff, J. (2007). “Éramos jóvenes insoportables”. Perfil. Sección Cultura, 23 de diciembre de 2007.

Selles, R. (1987). “Poetas del vanguardismo. Juan Carlos La Madrid”. La historia del tango. Buenos Aires: Corregidor.

Spender, S. (1951). “Poetry since 1939”. Conjugación de Buenos Aires 1(1), enero de 1951, 1.

VVAA. (1944). Arturo n° 1. Buenos Aires.

Zonana, V.G. (2001). Orfeos argentinos. Lírica del 40. Mendoza: Ediunc.

Submetido

2019-01-25

Publicado

2019-01-25

Edição

Secção

Artigos Micelâneos

Como Citar

Del Gizzo, L. (2019). Vanguardia e fuga. Sobre a tentativa de articulação entre o invencionismo e o tango. Estudios Avanzados, 30, 50-65. https://doi.org/10.35588/1v3mp733

Artigos Similares

1-10 de 70

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.