Pandemia Covid-19: Estratégias comerciais na oferta de alimentos em Balcarce, Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35588/rivar.v10i31.6084

Palavras-chave:

alimentos, território, comércio minorista, interações sociais

Resumo

A partir do trabalho conjunto entre o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuaria (INTA) e a Câmara de Comercio e Industria de Balcarce (CCIB), busca-se conhecer a situação socioeconômica das empresas da cidade de Balcarce em Buenos Aires, Argentina, focalizando nas estratégias seguidas pelos comerciantes de alimentos no contexto de pandemia. Para conseguir esse objetivo, entre setembro e dezembro de 2021, implementa-se uma enquete de caráter exploratório que indaga sobre o perfil dos empresarios e/ou comerciantes relevados, estratégias implementadas durante a pandemia e vínculos com a produção de alimentos locais ou regionais. Do trabalho de campo, sistematizam-se e analizam-se 67 questionários completos de comércios. Os resultados amostram uma heterogeneidade de situações, desde locais novos por câmbios de rubros (efeto pandemia), empresas que creceram e outras que apenas resistem na atividade com altos costos fixos. A inserção de produtos locais em comércios é limitada, mostrando a necessidade de implementar políticas que promocionem o intercâmbio entre produtores e comerciantes locais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ablin, A. (2012). La rutina es el cambio. Supermercadismo. Revista Alimentos Argentinos, 55, 40-48.

Blousson, A. (2009). La gestión del negocio minorista tradicional en la Argentina. Revista de Instituciones, Ideas y Mercados, 50, 140-175.

Borrás, G., Bruno, M. y Viteri, M.L. (2019). Un mundo de sabores: La comercialización de salames y quesos en Tandil. En M.L. Viteri, S. Dumrauf y M. Moricz (Comps.), Mercados: Diversidad de Prácticas Comerciales y de Consumo (pp. 197-210). INTA.

Caracciolo, M. (2019). Espacios comerciales alternativos de la agricultura familiar: criterios para su análisis y diferenciación. En M.L. Viteri, M. Moricz y S. Dumrauf (Comps.), Mercados: Diversidad de prácticas comerciales y de consumo (pp. 133-159). INTA.

Cendón, M.L., Molpeceres, C., Zulaica, L. y Rouvier, M. (2021). Agroecología y canales cortos en el contexto de COVID-19: El caso de la horticultura marplatense. Cuyonomics Investigaciones en Economía Regional, 5(8), 90-108. https://doi.org/10.48162/rev.42.036

Craviotti, C. y Soleno Wilches, R. (2015). Circuitos cortos de comercialización agroalimentaria: un acercamiento desde la agricultura familiar diversificada en Argentina. Mundo Agrario, 16(33), 1-19.

Craviotti, C., Viteri, M.L. y Quinteros, G. (2021). Covid-19 y circuitos cortos de comercialización de alimentos en Argentina. European Review of Latin American and Caribbean Studies, 112, 29-49. http://dx.doi.org/10.32992/erlacs.10780

De Landa, M. (2006). A New Philosophy of Society. Assemblage Theory and Social Complexity. Continuum.

Di Nucci, J. (2020). Técnicas, temporalidades y territorio usado: Reflexiones a partir del circuito superior de supermercados en Argentina. En M.L. Silveira, R. Bertoncello y J. De Nucci (Coords.), Ciudad, comercio y consumo: Nuevas perspectivas para su estudio geográfico. Café de las ciudades.

Di Nucci, J. y Lan D. (2008). Globalización y modernización del comercio minorista argentino en la década de los noventa. Revista Huellas, 12, 176-197.

Di Nucci, J. y Linares, S. (2016). Urbanización y red urbana argentina: Un análisis del periodo 1991-2010. Journal de Ciencias Sociales, 4(7), 4-17. https://doi.org/10.18682/jcs.v0i7.542

Etcheverriborde, A., Cendón, M.L., Molpecedes, M.C., Rodríguez, J., Zulaica, L. y Rouvier, M. (2021). Agroecología en el Sudeste Bonaerense: controversias del Sistema Participativo de Garantía (SPG). Revista RIVAR, 9(27), 1-21. https://doi.org/10.35588/rivar.v9i27.5623

Fingermann, L. y Prividera, G. (2020). Productores y consumidores en la Feria Manos de la Tierra. Otra Economía, 13(23), 181-191.

Ghezán, G., Mateos, M y Viteri, M.L. (2002). Impact of Supermarkets and Fast-Food Chains on Horticulture Supply Chains in Argentina. Development Policy Review, 20(4), 389-408. https://doi.org/10.1111/1467-7679.00179

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, M. (2014). Metodología de la investigación. Sexta edición. McGraw-Hill.

Instituto Nacional de Estadísticas y Censos (INDEC) (2020). Censo Nacional Económico 2020/202: Síntesis Conceptual. Instituto Nacional de Estadísticas y Censos.

____. (2023). Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas 2022. Cuadros de Resultados Provisionales. Instituto Nacional de Estadísticas y Censos. https://www.indec.gob.ar/indec/web/Nivel4-Tema-2-41-165

Lambert, H.F. (2016). Concentración económica en el canal minorista de alimentos y bebidas. Efectos sobre el empleo en la ciudad de Rosario, entre los años 2005-2015. Tesis de grado. Universidad Nacional del Rosario.

Mosse, L. (2019). Organizaciones de intermediación solidaria en el Área Metropolitana de Buenos Aires”. En M.L. Viteri, M. Moricz y S. Dumrauf (Comps.), Mercados Diversidad de prácticas comerciales y de consumo (pp. 173-184). INTA.

Pérez Martín, J. (2020). Abastecimiento de alimentos en el Área Metropolitana de Buenos Aires: Interacciones y configuración espacial de los entramados logísticos-comerciales en los sectores lácteos y frutihortícola. Tesis doctoral. Universidad Autónoma de Barcelona.

Santini, S. y Ghezán, G. (2022). Importancia de las TIC en circuitos cortos de comercialización de alimentos. Revista RIVAR, 9(26), 249-266. https://doi.org/10.35588/rivar.v9i26.5588

Viteri, M.L. (2009). The Buenos Aires Central Wholesale Market (BACWM): A Case of Multiple Power. International Journal of Sociology of Agriculture and Food, 16, 54-69.

Viteri, M.L., Abdala, J.C., Vittar, C. y Quinteros, G. (2021). Distribución local de alimentos en tiempos de pandemia. Horticultura Argentina, 40(101), 59-71.

Viteri, M.L. y Ghezán, G. (2001). El impacto de la gran distribución minorista en la comercialización de frutas y hortalizas. Cuadernos del CEAgro, 3, 47-52.

Viteri, ML y Tapia. C. (2019). La era del supermercado. En M.L. Viteri, S. Dumrauf y M. Moricz (Comps.), Mercados: Diversidad de prácticas comerciales y de consumo (pp. 125-131). INTA.

Publicado

2023-12-06

Edição

Secção

Dossier