Cartografias migrantes em dois romances latinoamericanos
DOI:
https://doi.org/10.35588/7e088y62Palavras-chave:
migração, fronteiras, geografia, literatura, cartografiaResumo
O presente estudo enmarca-se em um corpus de narrativas recentes que representam os deslocamentos migratórios contemporâneos desde um olhar geográfico que aponta a evidenciar e problematizar as fronteiras em América Latina. A investigação trabalha com as seguintes obras: Desierto sonoro (2019) da mexicana Valeria Luiselli e Ciudad berraca (2018), do chileno Rodrigo Ramos. Interessa indagar nestas escrituras os imaginários construidos a partir dos deslocamentos desde e até a fronteira, focalizando não só a espacialidade física do territorio, mas também um conjunto de conhecimientos e estratégias narrativas que complexificam as zonas fronteiriças em ambos romances.
Downloads
Referências
Aínsa, F. (2003). Del espacio vivido al espacio del texto significación histórica y literaria del estar en el mundo. Anuario de Filosofía argentina y americana, 20, 19- 36.
____. (2010). Palabras nómadas: Los nuevos centros de la periferia. ALPHA, 30, 55-78. DOI 10.4067/s0718-22012010000100005
Augé, M. (2000). Los no lugares: Espacios del anonimato. Gedisa.
Barthes, R. (1990). La cámara lúcida. Paidós.
Calomarde, N. y Donadi, F. (2017). Constelaciones territoriales en la literatura y el arte contemporáneo de América Latina. RECIAL, VIII(12). DOI 10.53971/2718.658x.v8.n12.18589
Cornelius, C. (2007). La institución imaginaria de la sociedad. Tusquets.
Fanon, F. (2009). Piel negra, máscaras blancas. Akal.
Grimson, A. (2005). Fronteras, Estados e identidades en el Cono Sur. En D. Mato (comp.), Cultura, política y sociedad. Perspectivas latinoamericanas (pp. 89-101). CLACSO.
Humane Borders (2000). Mapas de la muerte. Humane Borders. https://humaneborders.info/app/map.asp
López-Gay, P. (2020). Ficciones de verdad: Archivo y narrativas de vida. Iberoamericana Vervuert.
Luiselli, V. (2019). Desierto sonoro. Sexto Piso.
Massey, D. (2012). Un sentido global del lugar. Icaria Espacios Críticos.
Mbembe, A. (2011). Necropolítica. Melusina.
Octavio, A. (2023). Fotografías narrativas: El archivo multimodal en Desierto sonoro de Valeria Luiselli. Nuevas Poligrafías. Revistas de Teoría Literaria y Literatura Comparada, 7, 140-155. DOI 10.22201/ffyl.29544076.2023.7.1855
Ojeda, D. (2002). Contracartografías: Método en investigación socioespacial crítica. Pontificia Universidad Javeriana.
Pratt, M. (1991). Arte de la zona de contacto. Profession, 5, 33-40-
Pizarro, A. (2004). El sur y los trópicos. Ensayos de cultura latinoamericana. Cuadernos de América sin Nombre,10, 11-193.
Ramos, R. (2018). Ciudad berraca. Peguin Random House.
Stefoni, C., Stang, F. y Rojas P. (2021). Extractivismo y migraciones: expresiones cambiantes de una desigualdad histórica: La gran minería del cobre en la región chilena de Antofagasta. Rumbos TS, XVI(26), 9-35. DOI 10.51188/rrts.num26.549
Tapia, M. y Ovando, C. (2021). La movilidad humana, la frontera y las relaciones en Tarapacá. De región multinacional a espacio transfronterizo. En D. Margarit, W. Imilan y J. Moraga (eds.), Investigando las migraciones en Chile (pp. 213-256). Lom.
Tally, R. (2014). (2020). Spatial Literary Studies. Literary Geographies, 6(1), 1-4
Tijoux, M. (2016). Racismo en Chile. La piel como marca de la migración. Santiago de Chile: Editorial Universidad de Santiago de Chile.
Zambrano, Gregori. (2008). Cartografías literarias. El Otro El Mismo.
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Julieth Niño

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.