Forças materiais ou forças ideacionais? Pugnas e tensões no entendimento do religioso nos estudos internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35588/estudav.v0i39.5743

Palavras-chave:

forças ideacionais, forças materiais, estudos internacionais

Resumo

Os estudos da política exterior, a economia, la geopolítica e os conflitos bélicos são temáticas centrais na agenda dos estudos internacionais; mas, ao estudá-los, omitimos tudo aquilo que parece distante ao racional e quantificável, omitindo com amplitude o racionamento que compreende o distante a aquilo. Aspetos tão poderosos como os que circunscribem ao fenômeno religioso como motor da política internacional desaparecem nos esforços analíticos dos estudosos do internacional. Neste presente artigo, procura-se analizar alguns argumentos do por que tem se deixado de lado os pensares, sentires e ideações como forças criadoras dentro dos estudos internacionais. Realizando um análise bibliográfico, podemos ajudar a compreender essa omissão, procurando ao mesmo tiempo relevar a importância desta temática para uma comprensão holística da disciplina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Allan, P. (2001). Ontologías y explicaciones en la teoría de las relaciones internacionales. Revista de Ciencia Política, 21(1), 77-106.

Bastian, J.P. (1994). Protestantismos y modernidad latinoamericana: Historia de unas minorías religiosas activas en América Latina. Fondo de Cultura Económica.

Bernal-Meza, R. (2016). Contemporary Latin American Thinking on International Relations: Theoretical, Conceptual and Methodological Contributions. Revista Brasileira de Política Internacional, 59(1), e005. https://doi.org/10.1590/0034-7329201600105

Calduch, R. (2003). MeÌtodos y teÌcnicas de investigacioÌn en Relaciones Internacionales. Madrid.

Carr, E. (2004). La crisis de los veinte años (1919-1939). Una introducción al estudio de las relaciones internacionales. La Catarata.

Casanova, J. (1994). Public Religions in the Modern World. University of Chicago Press.

Davie, G. (2007). Sociología de la religión. Akal.

Devés, E. (2009). La constitucioÌn de un pensamiento latinoamericano sobre asuntos internacionales. En Terceras Jornadas sobre PoliÌtica Exterior de Bolivia. OEA y UDABOL, La Paz y Santa Cruz de la Sierra, marzo de 2009. http://wold.fder.edu.uy/contenido/rrii/pensamiento-lat-asuntos-internacionales.pdf

Dougherty, J. y Pfaltzgraff, R. (2001). Contending Theories of International Relations. Longman.

Fediakova, E. (2013). Evangélicos, política y sociedad en Chile. Dejando «el refugio de las masas» 1990-2010. CEEP.

Garzón Vallejo, I. (2014). Postsecularidad: ¿Un nuevo paradigma de las ciencias sociales? Revista de Estudios Sociales, 1(50), 101-112. https://doi.org/10.7440/res50.2014.11

____. (2016). ¿De qué hablamos cuando hablamos del retorno de la religión? Revista Ideas y Valores, 65(162), 71-85. https://doi.org/10.15446/ideasyvalores.v65n162.47357

Habermas, J. (2005). Entre naturalismo y religión. Paidós.

Halliday, F. (1994). Rethinking International Relations. Macmillan.

Herzog, P. et al. (2020). Studying Religiosity and Spirituality: A Review of Macro, Micro, and Meso-Level Approaches. Religions, 11(9), 437. https://doi.org/10.3390/rel11090437

Hollis, M. y Smith, S. (1990). Explanining and Understanding International Relations. Oxford University Press.

Hurd, E. (2004). Political Authority of Secularism in International Relations. Europan Journal of International Relations, 10(2), 235-262. https://doi.org/10.1177/13540661040429

Inoue, C. y Tickner, A. (2016). Many Worlds, Many Theories? Revista Brasileira de Política Internacional, 59(2), e001. https://doi.org/10.1590/0034-7329201600201

Iranzo Dosdad, Á. (2006). Religión y Relaciones Internacionales. Genealogías. Foro Interno, 6, 39-65.

____. (2012). La religión: Un silencio de las R/relaciones I/internacionales: Causas de un exilio académico y desafíos teóricos de un «retorno» forzado. Colombia Internacional, 76, 15-50. http://dx.doi.org/10.7440/colombiaint76.2012.02

____. (2013). La comprensión del fenómeno religioso y sus desafíos a las Ciencias Sociales. Revista de Estudios Sociales, 47, 183-190. https://doi.org/10.7440/res47.2013.15

Kessler, O. (2009). Toward a Sociology of the International? International Relations between Anarchy and World Society. International Political Sociology, 3(1), 87-109. https://doi.org/10.1111/j.1749-5687.2008.00065.x

Lamont, C. (2015). Research Methods in International Relations. SAGE.

Ortiz, E. (2000). El estudio de las Relaciones Internacionales. Fondo de Cultura Económica.

Panotto, N. (2020). Incidencia religiosa en clave multilateral: La presencia de redes políticas evangélicas en las asambleas de la OEA. Revista Cultura y religión, 14(1), 100-120. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-47272020000100100

Parker, C. (1996). Otra lógica en América Latina: Religión popular y modernización capitalista. Fondo de Cultura Económica.

Pereira, J.C. (2001). Historia de las Relaciones Internacionales contemporáneas. Ariel.

Pew Research Center (2014). Religion in Latin America: Widespread Change in a Historically Catholic Region. Pew Research Center.

Philpott, D. (2000). The Religous Roots of Modern International Relations. Wolrd Politics, 52(2), 206-245.

____. (2002). The Challenge of September 11 to Secularism in International Relations. World Politics, 55(1), 66-95. http://dx.doi.org/10.1353/wp.2003.0006

Renouvin, P. y Duroselle, J.B. (2000). Introducción a la historia de las relaciones internacionales. Fondo de Cultura Económica.

Salomón, M. (2002). La teoría de las Relaciones Internacionales en los albores del siglo XXI: Diálogo, disidencia, aproximaciones. Revista Electrónica de Estudios Internacionales (REEI), 4, 1-59.

Schenoni, L. y Escudé, C. (2016). Peripheral Realism Revisited. Revista Brasileira de Política Internacional, 59(1), e002. https://doi.org/10.1590/0034-7329201600102

Smith, S. (1997). Epistemology, Postmodernism and International Relations Theory: A Reply to Østerud. Journal of Peace Research, 34(3), 330-336. https://doi.org/10.1177/0022343397034003009

Snyder, J. (2011). Religion and International Relations Theory. Columbia University Press.

Stoll, D. (1990). Is Latin America Turning Protestan? The Politics of Evangelical Growth. University of California Press.

Taylor, C. (2014). Dilemmas and Connections. Select Essays. Harvard University Press.

Thomas, S. (2001). Faith, History and Martin Wight: The Role of Religion in the Historical Sociology of the English School of International Relations. International Affairs, 77(4), 905-929. https://doi.org/10.1111/1468-2346.00225

____. (2010). A Globalized God: Religions Growing Influence in International Politics. Foreing Affairs, 89(6), 93-101.

Waltz, K. (1988). Teoría de la política internacional. Grupo Editor Latinoamericano.

Wendt, A. (1999). Social Theory of Internacional Politics. Cambridge University Press.

Publicado

2023-12-29

Edição

Secção

Artigos Micelâneos

Como Citar

Forças materiais ou forças ideacionais? Pugnas e tensões no entendimento do religioso nos estudos internacionais (N. Raggio Reyes , Trad.). (2023). Estudios Avanzados, 39, 127-144. https://doi.org/10.35588/estudav.v0i39.5743

Artigos Similares

21-30 de 96

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.