A língua particular de Gonzalo Rojas
DOI:
https://doi.org/10.35588/rea.v0i33.4667Palavras-chave:
Gonzalo Rojas, procedimientos formales, neologismos, vocabulario metafórico/simbólicoResumo
Este artigo aborda a poesia de Gonzalo Rojas com o objetivo de adentrar na oficina do poeta. Argumenta que, dos múltiplos aspectos originais da obra de Gonzalo Rojas, há três características axiais em sua linguagem poética, compostas por traços estilísticos precisos e recorrentes. Essas características são: (1) o uso de versos como manifestações de ruptura e não de unidade sintática, cujo principal recurso é o enjambement; (2) a abundância de neologismos produzidos segundo as normas composicionais espanholas; e, finalmente, (3) a formulação de uma espécie de vocabulário metafórico/simbólico gerado a partir da repetição de imagens. Embora esses traços não sejam exclusivos da obra de Rojas, na medida em que são recursos comuns a uma ampla gama de obras poéticas, a torção que o poeta lhes dá o é. Além disso, seu funcionamento conjunto realça a originalidade do estilo poético disruptivo do autor.
Downloads
Referências
Aguiar e Silva, V.M. (1999). Teoría de la literatura. Madrid, Gredos.
Alanís Pulido, A. (2007). “Soy un aprendiz lentiforme. Entrevista con Gonzalo Rojas”. Acequias 37: 12-15. En http://itzel.lag.uia.mx/publico/publicaciones/acequias/acequias37/soy_aprendiz_lentiforme.pdf (consultado el 31/09/2020).
Alonso, M.N. (1992). “Mariposas, caballos y dragones. Lo que es del fuego al fuego”. En Alonso, M.N., Rodríguez, M. y Triviños, G. Cuatro poetas chilenos. Santiago de Chile, Lar. En http://www.gonzalorojas.uchile.cl/estudios/nieves.html (consultado el 31/09/2020).
Bradu, F. (2013). “Gonzalo Rojas. De la repetición y del relámpago”. Revista de la Universidad de México 111: 6-13. En https://www.revistadelauniversidad.mx/download/3f5c73f3-5aa3-4141-8856-14ddb668f89e?filename=gonzalo-rojas-de-la-repeticion-y-del-relampago (consultado el 31/09/2020).
Coddou, M. (2006). “El símbolo del caballo en la poesía de Gonzalo Rojas”. Alpha 22: 191-197. DOI https://doi.org/10.4067/s0718-22012006000100013
____. (1986). Nuevos estudios sobre la poesía de Gonzalo Rojas. Santiago de Chile, Sinfronteras. En http://www.archivochile.cl/Cultura_Arte_Educacion/gr/s/grsobre0023.pdf (consultado el 31/09/2020).
Giordano, J. (1987). “Gonzalo Rojas: su diálogo con la poesía actual”. Dioses, antidioses... Ensayos críticos sobre poesía hispanoamericana. Concepción, Lar. En http://www.gonzalorojas.uchile.cl/estudios/index.html (consultado el 31/09/2020).
Guillén, C. (2006). “De algunas querencias formales y temáticas”. En Pizarro, A. (comp.). Silencio, zumbido, relámpago: la poesía de Gonzalo Rojas. Santiago de Chile, USACH.
May, H. (s.f.). La poesía de Gonzalo Rojas. Archivo Chile. En https://www.archivochile.com/Cultura_Arte_Educacion/gr/s/grsobre0019.pdf (consultado el 10/04/2020).
Ortiz Veas, M. (2011). “Gonzalo Rojas: Transcripción de un balbuceo sobre el poema ‘Carbón’”. Atenea 503: 205-218. DOI https://doi.org/10.4067/s0718-04622011000100011
Rodríguez Padrón, J. (1987). “La poesía de Gonzalo Rojas”. Revista de filología, Universidad de La Laguna 6-7: 395-406.
Rojas, G. (2009). Quedeshím Quedeshóth. México D.F., Fondo de Cultura Económica.
Valéry, P. (1958). “Poetry and abstract thought”. The art of poetry. Princeton, Princeton University Press.
Valle, G. (2001). “Casi todo es otra cosa para Gonzalo Rojas”. Cuadernos Hispanoamericanos 611: 75-81.
Downloads
Submetido
2020-10-12Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.







